sábado, 8 de dezembro de 2012


Balés Ilustrados foi uma ideia que tive quando estava estagiando em escolas de dança. Percebi o quanto nos ajudaria sabermos o que estamos dançando e o que estamos assistindo para desfrutarmos ainda mais um espetáculo de dança.  Senti a necessidade de material onde pudéssemos pesquisar, esclarecer eventuais dúvidas e que ainda pudesse incentivar nossos jovens a se interessar pelo repertório do balé clássico. Fiquei me questionando sobre qual seria a melhor maneira de preencher essa lacuna, e a maneira que encontrei foi transportar para o papel, no formato de quadrinhos, toda a coreografia. Iniciei rabiscando trechos de um dos principais balés do romantismo, Giselle.

Escolhi Giselle por ter sido um dos primeiros clássicos que dancei, além de ser um dos meus favoritos, o que muito me facilitou.

Enfim, fixei no papel cenas que achei serem relevantes para descrever a história dançada e notei que usando de poucas palavras poderia legenda-lo. Sim legenda-lo, porque para mim, é como se estivesse colocando legendas em um balé em tempo real, como quando se colocam legendas nas óperas.

O outro motivo foi o de que nós bailarinos, somos muito críticos com a estética da dança clássica, e por mais que fantásticos artistas plásticos se dediquem a reproduzir nossos movimentos. Só nós mesmos é que sabemos até onde um “en dehors” ou um “arabesque” é humanamente possível dentro da estética do balé clássico, além de suas características em cada período histórico. Claro que meus personagens são dotados de excelentes condições físicas além de suas belíssimas qualidades interpretativas.

Assim, é com imenso prazer que apresento o primeiro livro da série Balés Ilustrados:

“Giselle”

Nenhum comentário:

Postar um comentário